Os doisespíritos da moda

©Reprodução
Longe dos livros de história geral, os doisespíritos eram nativos da América do norte que não possuíam identidade de gênero, além de usarem vestes femininas e masculinas praticavam tarefas de ambos os sexos. Não havia preconceito, e os mesmos eram tratados como divindades pelo seu povo. 

“Andrógino é indivíduo que apresenta características sexuais ambíguas ou do sexo oposto”

O mundo da moda nunca esteve tão andrógino, o que antes era um diferencial artístico para a Cultura Pop passa a ter a finalidade de acabar com a identidade sexual da roupa. A modelo brasileira Lea T eclodiu na Itália causando muito burburinho por ser uma transexual desfilando coleções luxuosas destinadas ao público feminino. Apesar de Lea T ter sido a pioneira, o andrógino do sexo masculino Andrej Pejic, abalou o mundo da moda aos desfilar coleções masculinas levantando a duvida do porque uma mulher estaria na passarela até que Jean Paul Gaultier apresentou ao mundo a versão feminina e mais convincente de Andrej fazendo com que o garoto desfilasse tanto como homem, como mulher.

 “A ideia de que azul é para meninos e rosa é para meninas é totalmente cultural” 

©Reprodução
O espaço aos modelos andróginos tem sido farto, Andrej ocupa a posição de décimo sexto entre os cinquenta modelos mais requisitados em todo o mundo. A estética indefinida e a visibilidade que esses modelos trazem as coleções esconde o que realmente toda esta androginia muda na vida das pessoas. Há algumas décadas passadas a calça era um símbolo de masculinidade, atualmente é uma peça unisex, pouco a pouco o vestuário tende a perder a identidade em relação ao sexo, e se depender desse universo gerador de tendências vamos chegar a uma época em que a roupa não terá poder sobre o gênero de cada indivíduo.

Não se trata de profecias fashionistas, mas a cada nova estação o homem veste-se mais femininamente, de maneira cautelosa é claro, da mesma forma com que um domador amansa um animal aos poucos o mundo da moda vai revolucionando o homem contemporâneo, já com a mulher o cenário muda, elas adoram vestir-se com roupas masculinas e a cada estação estão mais ousadas, fazem releituras quase fiéis ao que se dizia ser vestuário masculino, sem mencionar quando saem vestindo tudo que se encontra no guarda-roupa do namorado, do irmão, do amigo e até mesmo do pai.



0 comentários:

Postar um comentário

Seja golden, comente!